sexta-feira, 24 de maio de 2013

"O conhecimento pode dar prazer. O conhecimento pode dar sofrimento.  Quando o conhecimento dá prazer a gente quer conhecer cada vez mais. Quando o conhecimento dá sofrimento a gente quer conhecer cada vez menos.  No início da sua Metafísica, Aristóteles afirma que "todos os homens têm, naturalmente, um impulso para adquirir conhecimento". Isso é absolutamente verdadeiro em relação ao conhecimento que dá prazer. O prazer que Walt Whitman sentiu ao entrar para a escola foi tão grande que ele lhe deu a forma de um poema:  
Ao começar meus estudos  Me agradou tanto o passo inicial,  A simples conscientização dos fatos,  As formas, o poder de movimento,  O mais pequeno inseto ou animal,  Os sentidos, o dom de ver, o amor –  O passo inicial, torno a dizer,  Me assustou tanto,  E me agradou tanto, 
Que não foi fácil para mim passar  E não foi fácil seguir adiante,  Pois eu teria querido ficar ali  Flanando o tempo todo,  Cantando aquilo  Em cânticos extasiados." Rubem  Alves- O   Amor que Acende a Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário