sexta-feira, 24 de maio de 2013

"A rosa que amamos pode deixar de florescer a despeito dos nossos mais sinceros esforços.  Há algo trágico no poema de Cassiano Ricardo.  
Por que tenho saudade de você, no retrato,  ainda que o mais recente?  E por que um simples retrato, mais que você, me comove,  se você mesma está presente?    Quando li esse poema pela primeira vez tive a impressão de que ele estava brincando. Agora eu o leio como um lamento. Como eu amo você! Quem ama quer estar junto, segurar as mãos, ficar olhando para o rosto. Mas eu não sinto isso quando estou com você - eu não o encontro em você. Encontro no seu retrato. Olho para você, do outro lado da mesa. E me lembro do seu retrato. O retrato! Olho o seu retrato e sinto saudades. O
retrato é o lugar da ausência. Barthes diz que aquilo que todos os retratos retratam é a morte: o que deixou de ser, o que não é mais. O tempo do retrato é um passado irrecuperável. Amo um objeto que não tem mais existência: a sua imagem no retrato, morta, embora você mesma esteja presente. Meu amor mora num passado sem volta. Sendo esse o caso, não amo você, presente, diante de mim, do outro lado da mesa.  A rosa florescia. Por que deixou de florescer?  Talvez o amor não passe de uma deliciosa ilusão que se realiza em momentos sagrados, raros. Quando ele acontece é aquela felicidade imensa, aquela certeza de eternidade. "Rubem Alves- O Amor que Acende a Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário